Projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo em 1895, o prédio que hoje abriga a Pinacoteca do Estado foi o primeiro museu de arte de São Paulo. Na época foi construído para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios, instituição que formava técnicos e artesãos da cidade, que durou até 1921.
Tecnicamente o prédio nunca foi concluído, como poderão notar pela fachada de tijolos, mas a impressão é que o idealizador do projeto queria exatamente esse resultado, pois é praticamente impossível imaginal o prédio de outra forma.
A Pinacoteca conta hoje com um acervo de mais de 100 mil obras e possui um espaço da reserva técnica onde ficam as peças para restauração.
O acervo da Pinacoteca conta com obras de artistas consagrados, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Cândido Portinari, dentre muitos outros.
Há também no local algumas esculturas e há um espaço reservado para exposições itinerantes. Atualmente está no local a exposição Saul Steinberg - as aventuras da linha, com cerca de 100 desenhos do artista, incluindo quatro grandes murais exibidos pela primeira vez em conjunto.
O local oferece também um simpático café com opções de almoço ao ar livre com vista para o Parque da Luz.
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2 - Luz
Fone: (11) 3324-1000
www.pinacoteca.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário