Localizado no centro de São Paulo, o espaço foi inaugurado em 29 de agosto de 1989. Trata-se de um prédio histórico, tombado, no qual também funciona, durante a semana, o atendimento de serviços bancários. A entrada é totalmente gratuita.
A visitação pode ser feita no andar térreo, 1º, 2º e 6º andares, que são dedicados a exposições. Nos demais andares funcionam as atividades administrativas durante a semana.
Recomenda-se começar a visitação pelo 6º andar, onde está o Museu da Caixa, com exposição de objetos antigos, muitos deles preservados desde o início do século passado, e que eram utilizados nas atividades bancárias da época. Este acervo é permanente e pode ser fotografado. Só não se espante se algum segurança aparecer de repente para observar o que você está fazendo. Apenas não é permitido tocar nos objetos.
Várias máquinas antigas estão em exposição no local, muitas em ótimo estado de conservação. Algumas salas foram montadas retratando os cenários da época. Às vezes é possível se sentir voltando ao passado e imaginar como as pessoas conseguiam trabalhar com métodos tão arcaicos, considerando a tecnologia que hoje temos à nossa disposição.
Já no 2º andar está a Galeria Humberto Betetto, que atualmente apresenta a exposição Fazer Arte - A ordem oculta, de Bernardo Cid. São mais de 100 peças expostas entre gravuras, desenhos, telas e esculturas.
No 1º andar está a exposição Cartas do Bom Jesus: Imagens e Memória da Fé Sertaneja. O acervo conta com fotos, sons e cartas, que revelam a geografia da fé em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, um dos mais importantes locais de peregrinação no Brasil.
Também no 1º andar, na Galeria Neuter Michelon, está a exposição Capoeria - luta, dança e jogo da liberdade, com várias fotografias do paulistano André Cypriano, retratando a história da Capoeira.
Por último, no andar térreo, está a exposição Kislansky Cerâmicas - a cor do corpo, de Israel Kislansky. A obra reúne 50 peças do artista.
Super recomendado também é o site da Caixa Cultural, que é bastante interativo e possui muitas informações sobre os acervos em exposição nos locais. Vale destacar que o Espaço Caixa Cultural também está presente nos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
Para quem gosta de apreciar a boa arte, vale a visita. E se quiser levar os catálogos das exposições, poderá retirá-los gratuitamente na recepção.
Espaço Caixa Cultural
Praça da Sé, Centro - São Paulo
www.caixacultural.com.br
Visitação: de terça-feira a domingo, das 9h as 21h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário