domingo, 7 de agosto de 2011

Pateo do Collegio

A história nos diz que São Paulo nasceu ali, quando em 1553 o padre jesuíta Manoel da Nóbrega chegou ao então Planalto de Piratininga. Aproveitando as condições favoráveis, o padre jesuíta resolveu se instalar por ali com o intuito de atingir outras nações indígenas. Em 1554 ergueu-se a primeira estrutura, que nada mais era que uma pequena casinha de palha. O prédio que hoje podemos visitar na Praça Manoel da Nóbrega, no centro de São Paulo, em nada se assemelha a essa primeira construção.

Pateo do Collegio

Devido ao seu estilo de construção antigo, o prédio se destaca em meio a outras construções, justamente por sua particularidade de não ser imponente. Na mesma praça podemos encontrar o Primeiro Tribunal de Alçada Civil e a Secretaria da Justiça, além de outros prédios comerciais.


Secretaria da Justiça
Primeiro Trib. Alçada Civil
A entrada no Pateo do Collegio é gratuita, podendo o visitante explorar o local e tirar fotos. A área externa central é relativamente grande, com um jardim pequeno e algumas esculturas, inclusive o busto de Manoel da Nobrega e um altar onde o Papa João Paulo II celebrou a primeira missa após a beatificação de José de Anchieta.




Para visitar o Museu Anchieta paga-se R$ 5,00, com benefício de meia entrada. Não é permitido fotografar. A visita começa pela cripta, onde logo na entrada há a exposição das Madonas de bronze da artista Maria Amélia Botelho de Souza Aranha, que pertencem ao acervo do próprio museu. Há também alguns quadros com pinturas que retratam o início da cidade de São Paulo e um exemplar de Vida do veneravel Joseph de Anchieta da cia. de Iesu, taumaturgo do nouo mundo, na prouincia do Brasil, de P. Simão de Vasconcellos. Além disso, também há no local várias obras indígenas e esculturas em madeira Canela Preta de alguns padres.

Antigamente no local estavam sepultados alguns padres jesuítas, mas hoje em dias já foram retirados do local e levados para outras igrejas.

No andar superior há uma Pia Batismal que era utilizada na época pelos padres, além da Pinacoteca Andrea Pozzo, com obras do artista. Para quem gosta de obras sacras, há uma sala dedicada, com várias peças e, em uma sala reservada e vigiada por câmeras, há um baldaquino em exposição.

O local é administrado pela própria Ordem dos Jesuítas, sem participação do governo do estado ou municipal. Não há guias para acompanhar os visitantes, mas há monitores nos locais de visitação que podem tirar algumas dúvidas. Todas as obras possuem identificação através de uma etiqueta descrita em português, inglês e algumas em espanhol.

Se você quiser conhecer um pouco da história de São Paulo, esse é o local para se visitar, pois é possível acompanhar através das descrições nas salas de visitação a evolução da cidade. E se ficar com fome, não se preocupe. Há no local um restaurante que serve pratos variados, lanches e bebidas.

Pateo do Collegio
Praça Manoel da Nobrega, Centro - São Paulo - SP
Fone: (11) 3105-6899
www.pateocollegio.com.br
Visitação: terça a sexta das 9h às 16h45
Sábado e domingo das 9H às 16h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário